Comida Para Gatos: Os Perigos de Escolher a Ração Errada

Tempo de leitura: 6 minutos

Comida para gatos

Seu gato anda meio sem ânimo? Você pode estar causando isso sem perceber por conta de uma comida para gatos errada…..


Índice da Matéria

  1. Comida para gatos: os perigos de escolher a ração errada
  2. Os perigos de escolher a ração errada para o seu gato
  3. Comida para gatos: consequências ruins por escolher uma ração errada
  4. Benefícios de uma alimentação correta para os felinos

Comida para gatos: os perigos de escolher a ração errada

A comida para gatos deve conter em sua constituição os nutrientes necessários à saúde do bichano. Alguns desses nutrientes são: as vitaminas, os sais minerais, os ácidos graxos e os aminoácidos.

Esses nutrientes são encontrados numa alimentação balanceada e diversificada que inclui diversos tipos de alimentos para felinos.

Para que você possa garantir essa nutrição ao seu animal, a comida para gatos mais indicada é a ração, pois nela contém de forma balanceada todos os nutrientes capazes de deixar o seu bichano saudável.

Mas não é qualquer ração que permite chegar a essa condição: é preciso ter muito cuidado com os perigos de escolher a ração errada para o gato.

Comida Para Gatos

Os perigos de escolher a ração errada para o seu gato

Os gatos que não se alimentam exclusivamente de ração de alta qualidade durante a sua vida, estão expostos a diversos perigos que comprometem a sua saúde.

Conheça alguns aspectos negativos ao seu animal devido a escolha de uma ração errada:

- Menor longevidade

Isto quer dizer que o seu gato viverá bem menos do que poderia viver, ou seja, o tempo de vida médio de seu bichano será diminuído consideravelmente, mesmo que você leve o seu bichano de forma regular ao veterinário. Veja nessa matéria da Discovery, onde podemos ver que é possível que o gato doméstico viva até os 30 anos de idade caso tenha os cuidados corretos!

- Aumento dos casos de doenças

Isto significa que seu gato ficará suscetível a mais doenças, como também o grau de severidade das mesmas aumentarão. A escolha correta da comida para gatos deverá diminuir problemas referentes às deficiências nutricionais e influir positivamente no sistema osteoarticular do seu bichano.

Esses dois aspectos influenciam no que é mais importante para manter o seu gato com você: a saúde do bichano.

Para você compreender melhor, podemos tratar essa questão de forma mais aprofundada, citando as consequências diretas e ruins de escolher erroneamente uma comida para gatos.

Comida para gatos: consequências ruins por escolher uma ração errada

Os gatos que possuem uma dieta inadequada estendida por um longo tempo, certamente começarão cedo a sofrer de sérios problemas de saúde, e que guardam perigo severos e irreversíveis capazes de levar à morte do animal.

Conheça agora as principais consequências de escolher a ração errada para o seu gato:

  1. Obesidade

A ração errada escolhida poderá dificultar o processo de digestão do animal, além de não conter adequadamente o tipo e a quantidade necessária de nutrientes.

A obesidade impede que o seu gato se desloque naturalmente no seu dia-a-dia, além do que pode ocasionar diversos outros problemas de saúde, como por exemplo: o diabetes, a osteoartrite e outras doenças que acometem as articulações.

  1. Pedras urinárias

Para evitar as pedras urinárias é necessário equilibrar o nível de pH na urina, e isso é feito mediante a escolha de uma comida para gatos adequada.

E saiba que, mesmo seu bichano já estando doente com pedras urinárias, a dieta balanceada é indicada através de uma alimentação especialmente formulada para gatos com problemas urinários.

  1. Reações alérgicas

Existem rações indicadas para gato com alergias alimentares. Porém, a escolha da ração errada pode implicar no surgimento de reações alérgicas no bichano.

A comida para gatos quando não for de qualidade, pode fazer surgir alergias decorrentes de qualquer ingrediente do produto. Dessa forma, se seu gato está com problemas de pele, por exemplo, deve-se procurar urgentemente um veterinário para fazer testes de alergia.

  1. Problemas gastrointestinais

Igualmente nas pessoas, escolher a ração errada para gatos pode levar a problemas gastrointestinais, como o estômago e o intestino irritados.

Isso é facilmente percebido quando o seu gato passa a ter vômitos ou diarreia mais frequentemente.

Sabe-se que esses sintomas podem ser de outras doenças, mas por outro lado, estão também diretamente atrelados a uma alimentação inadequada que não abarca qualidade e nutrientes necessários para a saúde do seu gato.

  1. Diabetes

O diabetes está ligado também a obesidade. Mas sabe-se que a dieta do seu gato tem tudo a ver com o diagnóstico e a prevenção do diabetes.

Saiba que o diabetes pode ser fatal. Essa doença comumente aparece quando o seu bichano está comendo carboidratos em excesso.

Uma comida para gatos escolhida de forma errada, aumenta em muito as chances de seu gato adquirir diabetes.

Benefícios de uma alimentação correta para os felinos

Exatamente ao ler tudo isso, pelo menos duas perguntas você deve estar se fazendo:

Como posso alimentar melhor o meu gato?

Afinal de contas, qual é a melhor ração para o gato?

Aqui no site já tratamos por várias vezes sobre essa questão. Interessante e imprescindível é a leitura dos seguintes artigos:

Dicas Para Melhorar a Alimentação do Seu Gato Enquanto Economiza

Afinal, qual é a melhor ração para gatos?

Essas dicas, com toda certeza, tirarão todas as suas dúvidas sobre a alimentação correta para o seu gato!

Além disso, de uma forma geral, citamos como benefícios de uma alimentação correta, os seguintes pontos:

- redução dos problemas de sobrepeso, devido à ingestão de quantidades balanceadas de proteínas e amidos;

- redução da incidência de diabetes, devido às baixas taxas de glicose;

- redução de problemas nas articulações;

- redução da possibilidade de obesidade;

- redução dos problemas cardiovasculares;

- hidratação adequada;

- fezes mais secas e com menos odor.

Para se obter esses benefícios, é importante conhecer algumas curiosidades atreladas a comida para gatos:

  1. O leite de gado não é indicado para gatos, pois causam dores de barriga;
  2. A comida que as pessoas comem não são indicadas para os bichanos, pois podem ocasionar diarreia e tártaro nos dentes;
  3. A carne não deve ser substituída pela ração adequada, visto que ela não possui todos os nutrientes necessários.

Por fim, a solução para escolher uma comida para gatos saudável e assim se livrar dos perigos, está intimamente relacionada aos três pilares da vida saudável dos felinos, que você poderá saber quais são assistindo a esse vídeo-documentário:

Descubra o segredo dos 3 pilares da saúde dos nossos bichanos que pode fazer com que seu gato viva até o dobro da expectativa de vida esperada…

Com todas essas informações, certamente você conseguirá dar uma vida melhor e mais saudável a seu bichano, sabendo escolher a comida para gatos de forma correta!

Photo Credits: csullens

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *