9 Itens Caseiros Que Podem Matar o Seu Gato

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Coisas que são perigosas e podem matar o seu gato

Existem diversos itens caseiros que nem imaginamos que podem matar os nossos gatos. Os felinos são mais sensíveis a diversas coisas e muitas delas estão presentes na nossa casa. E às vezes não temos o conhecimento que algumas delas podem ser fatais para o seu pet.

Hoje nós estamos fazendo um artigo para lhe servir de alerta e também, para avisar seus familiares e amigos que possuem um gato! Listamos aqui 9 coisas comuns que são perigosas e podem matar o seu gato. Por isso, leia tudo com atenção, afinal, nós também queremos o bem do seu pet.

9 itens caseiros que podem matar o seu gato


1. Paracetamol é tóxico para gatos

Infelizmente muitos tutores não tem o consenso do que se pode dar para os animais. E o principal vilão da lista de medicamentos é o paracetamol.

A metabolização de diversos medicamentos acontecem no fígado, com a ação de enzimas especializadas. Porém, o gato não tem enzimas para metabolizar o paracetamol. O que faz com que ele seja tóxico para o seu organismo, fazendo com que as suas células vermelhas sejam destruídas.

 

2. Lírio é tóxico para gatos

Diversas plantas são tóxicas para os gatos, mas vamos comentar especificamente do lírio, que é uma planta bastante conhecida. O que é tóxico na planta é a região do pólen, que é bem atrativa para os gatos.

Quando ingerido, esse pólen causa diversos problemas no trato digestório, como diarreia e vômitos. Em quantias elevadas, ele pode ocasionar aumento da pressão arterial.

 

3. Chocolate é tóxico para gatos

O chocolate também é um grande vilão, principalmente quando chega o período de páscoa! Ele possui uma substância muito tóxica que vem do próprio cacau, a teobromina.

Quando a teobromina entra em contato com o organismo, ele não é capaz de metabolizar ela e também de eliminá-la, fazendo com que ela seja totalmente tóxica, podendo ocasionar a sua morte.

 

⇒ Leia também:  Vídeo Ensina Como Fazer Seu Gato Viver Até o Dobro da Expectativa de Vida Esperada

 

4. Naftalina é tóxica para gatos

Muitas pessoas usam as balas de naftalina para expulsar as aranhas, porém, os gatos são animais curiosos e se verem a naftalina no chão, vão querer descobrir o que ela faz.

Quando ingerida acidentalmente pelo gato, ela provoca diversos danos no sistema nervoso, podendo ocasionar convulsão! E também problemas como vômito e diarreia.

 

5. Água sanitária é tóxica para gatos

A água sanitária constantemente é utilizada como um produto de limpeza e os gatos se sentem muito atraídos por ela. Por isso, tenha muito cuidado ao utilizá-la!

A água sanitária acaba ocasionando problemas no sistema digestório, provocando vômito, excesso de salivação e também pode ser corrosiva.

 

6. Peixe cru faz mal para os gatos?

Os gatos são fãs de peixes, aqui está uma coisa que não podemos negar! Mas devemos sempre ter muito cuidado com alimentos crus, quando se trata de sua procedência, pois não sabemos se há algum tipo de bactéria presente ou não.

Além das bactérias, devemos ter cuidado com as espinhas, que podem causar perfurações. E cuidar com o excesso de mercúrio em alguns peixes como o atum.

 

7. Veneno de rato é tóxico para gatos

O veneno de rato é mais conhecido como chumbinho e sua comercialização é proibida. Há outros venenos no mercado que também são tóxicos para o seu gato.

Ele é extremamente prejudicial, reduz a oxigenação dos tecidos assim como destroem as células sanguíneas. Por isso, evite ao máximo usar esse tipo de alternativa, pois esses remédios podem matar o seu gato.

 

8. Tinta é tóxica para os gatos

Se você adora pintar e tem diversas tintas em casa, cuidado! Elas são tóxicas para os gatos, por mais que não sejam atrativas para eles. A tinta é bastante fatal, podendo geral problemas na consciência, ocasionando alucinações, convulsões e problemas cardíacos.

 

9. Pasta de dente é tóxica para gatos

Se tem um lugar que os gatos adoram entrar é no banheiro! E devemos ter um cuidado com a pasta de dente, ela contém o flúor, que é perigoso para os gatos. Ao seu ingerido o flúor ocasiona problemas nervosos, vômitos e lesões nos tecidos.

 

O que devo fazer caso ocorra intoxicação?

Primeiramente ligue para um médico veterinário e leve ele o mais rápido para o atendimento que puder. Tente levar junto o que o gato consumiu e evite ao máximo seguir as dicas de pessoas como forçar o vômito, dar outras coisas para ingerir, pois tudo isso pode agravar mais ainda o caso.

 

Como prevenir a intoxicação?

Sempre deixe todas as coisas longe do alcance do seu gato, assim, as chances de intoxicação serão muito menores. E as dicas valem para todos os animais da casa, sempre mantenha qualquer material suspeito longe do alcance deles.

Pode compartilhar esse artigo no Facebook pra alertar seus amigos e outros donos de gatos desses perigos que podem matar o seu gato sem as pessoas nem imaginarem?

Clique na imagem para compartilhar (e muito obrigado!):

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *