15 Alimentos Que Você Não Deve Dar Para O Seu Gato (O 7º É Uma Surpresa!)

Tempo de leitura: 8 minutos

Pode me contar aqui, se você tem um gatinho em casa sabe que amor e o carinho deles são incondicionais, não é mesmo? E o sentimento é mútuo!

 

Tanto que gente trata ele como um membro da nossa família e queremos mimá-los sempre!

 

Porém, diversas vezes nossas boas intenções podem acabar sendo prejudiciais para a saúde dos nossos filhinhos de 4 patas. Quando pensamos em alimentação para gatos especialmente, os cuidados devem ser redobrados!

 

O sistema digestivo de um gato é muito sensível e nem todo tipo de alimento faz bem ao seu organismo, alguns alimentos podem fazer tão mal que podem matar o seu gatinho.

 

Para te ajudar a manter a saúde alimentar do seu gato, separamos 15 alimentos que você não pode dar para seu gato, mesmo que ele te faça uma carinha irresistível e fofa! Vamos lá?

 

15 alimentos que você não pode dar para seu gato

  1. Atum

Muitos gatos adoram esse petisco, mas só pode dar de vez em quando! Atum pode envenenar seu gato por mercúrio. Isso porque dar atum regularmente ao gato pode fazer com que ele tenha uma alimentação com baixa nutrição, e sem a nutrição necessária problemas podem surgir. Você até pode dar atum ao seu gatinho, mas desde que seja ao natural, sem óleo e sem temperos.

 

  1. Cafeína

Alguns alimentos contêm essa substância perigosa aos felinos. Fique atento ao valor e composição nutricional dos alimentos que está dando ao seu gato. Uma quantidade razoável já pode ser letal ao gatinho. E se o animal ingerir uma porção de cafeína em pouco tempo a respiração dele começará a acelerar e o coração baterá mais forte. A cafeína está presente também no chocolate, Coca-Cola e energéticos.

 

  1. Uva e uva passas

Não há um relatório detalhado sobre o assunto, mas uvas provocam falhas nos rins. E se você dá ou conhece alguém que dê uvas a um gato, avise essa pessoa imediatamente.

A falha pode acontecer num curto espaço de tempo, um dos sinais é vomito e hiperatividade, além de outras doenças.

 

  1. Chocolate
    15 Alimentos Que Você Não Deve Dar Para O Seu Gato

Não dê nada que tenha chocolate aos gatos! Pode ser letal a saúde deles, por causa de uma substância chamada Teobramina. Para o ser humano não é tóxico, mas para os animais é mortal.

Os mais letais são os chocolates usados para cozinhar e o preto. Caso o gato venha a ingerir chocolate leve-o ao veterinário urgente. Alguns dos sintomas podem ser convulsão, tremedeira e até óbito.

 

  1. Álcool

Bebidas alcoólicas também são fatais para vida do seu gato. Como seus órgãos são menores e suscetíveis a variáveis externas, as bebidas alcoólicas podem matar seu gato em minutos.

Assim como no organismo do ser humano, o cérebro e o fígado são afetados, e nos animais não é diferente, mas devido à sensibilidade a gravidade é maior, pois estes órgãos se destroem com mais facilidade

 

  1. Cebola, Alho e Cebolinha

Muitas pessoas usam para temperar e é uma delícia, mas para os gatos, se ingerido em grande quantidade ou frequente, pode causar anemia.

Além disso, a acidez desses legumes pode causar problemas gastrointestinais.

 

  1. Leite e derivados

Não dê leite ou qualquer outro derivado do leite, os gatos em sua maioria são intolerantes a lactose. Pode parecer que adoram, mas logo terão uma diarreia, e isso pode causar problemas gastrointestinais.

 

  1. Doces e Pastilhas

Não dê doces a um gato, seja ele de qualquer espécie. Qualquer tipo de guloseima dada a um gatinho poderá aumentar a insulina no corpo dele e levar à falência hepática.

Uma lambida tudo bem, mas evite ao máximo. Caso aconteça dele comer observe se está vomitando ou se está perdendo a coordenação motora.

 

  1. Pão

É comum aos seres humanos o consumo de pães. Temos por hábito tomar no café da manhã, café da tarde e em outras horas do dia, e em alguma delas o seu gatinho pode te pedir um pedacinho com aquela carinha linda de pidão, mas você deve resistir à tentação! Para os seres humanos o carboidrato do pão pode dar energia, mas para os gatinhos ele acaba estimulando a obesidade, dessa forma seu gatinho pode acabar ficando acima do peso e isso pode vir a trazer outras consequências ruins para sua saúde.

 

  1. Ovo cru 

Assim como nós humanos, os gatos estão expostos a salmonela e a terem uma intoxicação alimentar, só que mais severa. Isso acaba impedido que vitaminas não sejam absorvidas pelo gato, causando problemas de pele e no Pêlo.

 

  1. Abacate

Diversas pessoas adoram abacate, mas ele pode ser levemente tóxico para os gatos. E isso de deve ao abacate possuir uma substância chamada “Persin”, que pode causar diarreia e vômito nos gatinhos.

 

  1. Fígado

Embora seu gato adore essa iguaria e ele seja nutritivo, mas ingerir regularmente ou em grandes quantidades pode causar problemas ósseos, principalmente se ingeridos pelos filhotes.

O fígado possui grandes doses de vitamina A, e em excesso pode causar deformidade na estrutura óssea do gato, osteoporose, pode desenvolver ossos nos cotovelos e espinha e levar até a morte.

 

  1. Ração de cachorro

Os organismos dos dois animais são bem diferentes, e ambos precisam de nutrientes específicos para viverem bem. O sistema digestivo de um gato não absorve diversos alimentos e vitaminas como o de um cão, e se um gato se alimentar por muito tempo com ração para cachorro ele pode ter problema nutricional. Isso pode causar muitos problemas à saúde do seu bichano, podendo até mesmo levar a morte do seu gato.

 

  1. Tomate

Embora esteja presente na alimentação humana, se ingerido por um gato, mesmo que só um pouquinho, pode colocar a vida dele em risco.

No tomate há uma substância chamada Solanina, que é tóxica ao organismo sensível do gato, por isso devem ser evitadas a todo custo.

 

  1. Ração Comercial de Qualidade Ruim (rações devem ser escolhidas A DEDO!)

 

Já falo isso faz algum tempo. Não só eu, mas diversos e diversos veterinários e especialistas no mundo inteiro:


A grande maioria das rações comerciais para gatos são uma verdadeira porcaria!

Você deve escolher A DEDO a ração do seu gato e aprender a entender a descrição dos componentes da embalagem para realmente fazer a escolha certa.

 

Caso não venha a fazer isso, seu gatinho infelizmente pode estar correndo um grande risco de vida ao comer rações comerciais erradas por longos períodos.

 

Mas então… Como escolher a ração correta para alimentar meu bichano?

 

Caso você tenha interesse em ter um gato mais saudável e cheio de energia, o que eu recomendo é realmente decifrar (a palavra é realmente decifrar, pois eles tentarão dificultar o máximo para você ou mesmo te enrolar com algumas artimanhas ali) as embalagens das rações e também balancear com alimentação natural para gatos.

 

Alimentação natural, claro, específica para gatos, uma vez que o organismo deles é muito peculiar e possui necessidades únicas.

 

Ao longo dos anos juntei algumas receitas caseiras que achei, aprendi a decifrar as embalagens para rações de forma correta e também identifiquei as verdadeiras necessidades dos nossos bichanos..

 

Juntei todas essas informações e mais algumas dicas, de como por exemplo adestrar os nossos felinos ou mesmo identificar o que eles querem dizer pra gente pela sua linguagem corporal, e coloquei tudo em um só lugar. Esse agora se chama:

 

Guia Para Um Gato de 14 Vidas.

 

Esse é o único programa que desmascara as mentiras e lendas da mídia com os cuidados que se deve ter com os gatos, mostra o que seu gato realmente pensa e te dá receitas naturais, ensinando o que verdadeiramente deve ser feito para cuidar dos felinos e fazer com que eles vivam até o dobro da sua expectativa de vida.

 

(Mostro na apresentação em vídeo provas e estudos do potencial de vida dos gatinhos. Seu potencial de expectativa de vida É BEM maior do que eu sequer imaginava antes de começar a pesquisar sobre o assunto.)

 

Caso também tenha interesse nisso e queira descobrir porque o “Guia Para Um Gato de 14 Vidas” pode dobrar a vida do seu gatinho, você pode CLICAR AQUI e saber mais a respeito do programa.

 

Ali eu falo o que está incluído em todo o pacote e também uma pequena apresentação contando algumas verdades que eu constatei ao longo dos últimos anos lendo diversos e diversos livros. É realmente aterrorizante!

 

Mas é sempre melhor saber a verdade antes que seja tarde, certo?

 

Por hoje é só!

 

Até a próxima!

-Felipe

10 Comentários


  1. Bom dia o meu gato come a ração CAT SHOW SABOR CARNE, essa ração é boa? Não consigo fazer com que ele coma outra ração ou outro tipo de alimento. Qual é a dica?

    Responder

    1. Bom dia, Ana. Eu sempre recomendo a N&D da farmina, já ouviu falar? Porque ela não tem cereais e os conservantes são naturais (entre outras coisas). Tem uma dica excelente pra ajudar a fazer ele comer melhor. Aqueles sachês que a gente compra em pet shop, sabe? Mistura o sachê com um pedaço de carne cozida (pode ser crua, mas você precisa ter CERTEZA ABSOLUTA da qualidade dela, se não tiver, cozinha um pouco). Aos poucos você diminui o sachê e aumenta a carne. Já já ele tá comendo o alimento natural que é MUITO melhor e vai fazer ele viver muitos anos saudáveis ao seu lado, tá?

      É claro que esse é um resumo expressinho. Se quiser mais informações, pode dar uma olhada nos nossos e-books, tem um específico sobre alimentação. É PERFEITO pra você. É só clicar em: http://www.paixaoporgatos.com/bestsellerpaixaoporgatos

      Responder

  2. grata por compartilhar o que sabe sobre o conviver com esses nossos bichanos maravilhosos. um feliz dia para você.

    Responder

    1. Imagina, Maggie. Minha luta é pra dar uma vida feliz e saudável pros nossos peludinhos! Na verdade eu tomei pra mim como uma obrigação. Eles precisam de alguém que lute por eles sem fraquejar, né?

      Espero que continue aproveitando as dicas!

      Abraços,
      -Felipe.

      Responder

  3. Obrigada pelas dicas Felipe. Já comprei ND e eles não gostaram. Vou experimentar dar com a papinha úmida, conforme voce sugeriu. Atualmente eles estão comendo Royal Canin e uma Premier que tem frango orgânico. As outras Premier eles não gostaram. Abraços

    Responder

  4. Boa noite, Felipe,
    Gosto muito das dicas. São muito importantes. Gostaria de experimentar a N&D, mas não sei se tem alguma que controle oxalato de cálcio. Uma das minhas gatas está em controle.

    Responder

  5. Oi!Boa Noite!Quando vocês falam em fígado, é o de frango ou o bovino?Ou os dois?Obrigada!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *